Saiba como funciona as notas de corte do EAGS da EEAR

Você já  se perguntou: Quantas questões devo acertar para passar na prova de EAGS da aeronáutica?

Andei olhando a lista de classificados para concentração intermediária do ano de 2015 e fiz alguns cálculos que podem ser úteis para quem ainda tem dúvidas sobre a pontuação necessária para prosseguir no concurso para o Estágio de Adaptação a Graduação de Sargentos da Escola de Especialistas de Aeronáutica. Esse concurso da Força Aérea Brasileira é destinado para candidatos que já possuem o ensino técnico em alguma área, diferentemente do CFS ou Curso de Formação de Sargentos que é destinados para quem só tem o ensino médio.

Obs: Eu irei usar como exemplo a especialidade de administração (SAD) pois é a especialidade mais disputada de toda a EEAR, mas a teoria vale para todas as outras especialidades. Outro detalhe é que não é possível fazer os mesmos cálculos para as especialidades do CFS.

Em 2015 a EEAR abriu 35 vagas para a especialidade de administração – SAD – para pessoas do Brasil inteiro, a quantidade de inscritos foi por volta de 4.944 pessoas, disputando somente as 35 vagas destinadas a especialidade de administração, e dessas 4.944 pessoas somente 105 foram convocadas para prosseguir nas próximas etapas do concurso, lembrando que de acordo com o edital serão convocadas para a concentração intermediária o numero de candidatos que corresponde em até OITO VEZES O NÚMERO DE VAGAS DA ESPECIALIDADE, podendo ser menos de acordo com a administração, que no caso do ano de 2015 o número foi de até 3 vezes o numero de vagas (3 x 35 = 105). Para termos uma noção, em 2015 foram 141 candidatos para 1 vaga em administração na EEAR.

De acordo com o edital a prova é formada por 100 questões, 40 questões são de língua portuguesa e 60 são da especialidade, e que ambas valem de 0 a 10 pontos, na prova de língua portuguesa o valor de cada questão é de mais ou menos 0,2500 pontos e na prova da especialidade, que no nosso caso é administração, cada questão vale mais ou menos 0,1667 pontos.

A maioria dos candidatos tiraram notas bem parecidas, com diferenças de décimos de uma nota para outra. A média dos candidatos variam entre 7 e 8 pontos em língua portuguesa ou seja acertaram por volta de 30 a 35 questões, e de 8 a 9 pontos na prova da especialidade de administração ou seja acertaram por volta de 50 a 55 questões. Ou seja os candidatos acertaram mais ou menos 80 questões de 100.

Levando em conta que a nota de corte é a nota do candidato que ocupa a última vaga, a nota de corte para prosseguir no concurso (classificação 105) foi de:

8,1388 – média parcial,
8,1388 – em língua portuguesa (por volta de 33 acertos)
8,3333 – em administração (por volta de 51 acertos).

E a nota de corte dentre o número de vagas (classificação 35) foi de:

8,6944 – média final,
7,7500 – em língua portuguesa (por volta de 31 acertos)
9,1666 – em administração ( por volta de 55 acertos)

E não devemos nos esquecer que mesmo com 105 candidatos disputando as 35 vagas, essa é só a primeira parte do concurso e que ainda tem: TACF, EAP, INSPSAU, PPE e a validação documental que faz esse número cair bastante.

Obs: Os cálculos que eu fiz não são exatos e nem são certos de que irá se repetir todos os anos, pois isso depende muito da quantidade de inscritos e do número de vagas que foram abertas no concurso, porém todos os anos as médias são quase as mesmas, inclusive o número de vagas.

Se você não é da especialidade de administração, fique tranquilo, irei mostrar como fazer os cálculos vamos lá:

Para saber a quantidade de candidatos por vaga de sua especialidade basta dividir o número de inscritos pelo número de vagas oferecidas, e sim a EEAR libera o número de candidatos inscritos por especialidade logo depois que termina o prazo de pagamento de inscrição.

Para saber o valor de cada questão de sua prova basta dividir 10,0000 pontos pela quantidade total de questões. E para saber quantos pontos você tirou basta você multiplicar a quantidade de questões que você acertou pelo valor de cada questão (meio óbvio). No caso de você querer descobrir a quantidade de questões que o candidato acertou através de sua pontuação, é só você fazer o método anterior adicionando uma questão até chegar a um número mais próximo da pontuação do candidato.

Lembrando que a nota de corte, é a nota do candidato que passou em último lugar.

Compartilhar